Os sete princípios da gestão

Inspire-se e invista ainda mais o seu tempo em gestão estratégica. Vença a falta de tempo.

bar line-01.png

UMA EMPRESA SEM ESTRATÉGIA FAZ QUALQUER NEGÓCIO

Michael Porter

Uma organização começa pela sua estratégia, pois determina o que a empresa é, o que busca, qual direção quer seguir e, principalmente, em qual negócio atua e em quais negócios pretende atuar. Portanto, uma empresa com estratégia clara sabe aonde quer chegar e possui, como dizia Deming "constância de propósito", isto é, consciênia do que está executando.

bar line-01.png

AS MELHORES PESSOAS ANSEIAM PELA MERITOCRACIA, ENQUANTO AS MEDÍOCRES TÊM MEDO DELA

Michael Porter

Proporcione, ao colaborar, retribuição proporcional ao seu empenho, comprometimento e resultados para com a empresa. Certifique-se de que sua empresa gerencia os talentos por competências.

Sem pessoas competentes para executar a estratégia, a empresa não consegue nem dar o primeiro passo!

bar line-01.png

UMA ORGANIZAÇÃO É TÃO AFETIVA QUANTO OS SEUS PROCESSOS

Geary Rummler

Um processo ruim e mal estruturado vence um profissional competente. Sem processos estruturados, não há estratégia, investimentos nem profissional que salve a empresa! Os processos organizacionais devem ser alvo de constante aperfeiçoamento da capacidade interna e das necessidades dos clientes, evitando silos isolados e mantendo um fluxo contínuo e direto.

bar line-01.png

SUCESSO GERA COMPLACÊNCIA. A COMPLACÊNCIA GERA FRACASSO. SÓ OS PARANOICOS SOBREVIVEM

Andy Grove

Empresas surgem, lançam produtos de sucesso, chegam a dominar o mercado, mas, em algum ponto da história, se acomodam com o que atingiram, relaxam e não conseguem determinar novos padrões de sucesso. Isto é falta de Gestão disciplinada e estruturada, que é capaz de fazer a empresa crescer independentemente do contexto!

bar line-01.png

INOVAÇÃO É FAZERMOS MELHOR O QUE FAZEMOS HOJE, DE FORMA QUE SE TORNE OBSOLETO

Akio Morita

Inovação pode se fazer presente a cada dia, a cada hora de nossos dia. Inovação pode estar nas menores coisas... Basta que busquemos realizar nossos trabalhos de forma mais inteligentes e efetivas, de forma que o cliente receba e perceba mais valor.

bar line-01.png

SE TODOS ESTÃO PENSANDO PARECIDO, ALGUÉM NÃO ESTÁ PENSANDO

General Patton

Conflito não é bom nem ruim... Conflito é necessário! Conflito ocorre quando existem ideias e soluções diferentes para um mesmo problema. Como líder, certifique-se de que as pessoas na sua equipe não estejam pensando iguais, instigue a diversidade e a busca de alternativas e gerencie o conflito! Pensar diferente é o primeiro passo para a inovação.

bar line-01.png

SE OS INDIVÍDUOS NA ORGANIZAÇÃO NÃO ESTIVEREM PENSANDO NOS CLIENTES, SIMPLESMENTE NÃO ESTARÃO PENSANDO EM NADA

Phillip Kotler

O papel do cliente é central para as empresas, é improvável que algum acionista fique insatisfeito ao saber que o cliente de sua empresa está satisfeito com seus produtos... Afinal, é do cliente que vem o dinheiro, e da satisfação dele surge a fidelização e as compras repetidas...

bar line-01.png