Guia para redes sociais

Cada pessoa ou empresa acaba usando ferramentas diferentes de diversas maneiras, nem sempre bem acertadas.

Descubra como usar os canais “online” e aumente suas oportunidades de negócio.

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Twitter: Um microblog que permite seus usuários publicarem “tweets” ou mensagens de 140 caracteres.

BOM. Comunicação com o Cliente

Use monitoradores de keywords como o Hootsuite, TwitJump ou Radian para acompanhar o que as pessoas estão falando sobre você e seus concorrentes.

BOM. Divulgação da Marca

Oferece uma oportunidade única de interação com clientes de forma viral ajudando a sua empresa se destacar na massa.

OK. Tráfego para o Site

O potencial é grande, mas a promoção é uma arte, promover muito sua marca resulta em perda de seguidores e não impulsionar o suficiente não gera bons resultados.

OK. SEO

Potencial de SEO limitado, porem bons tweets serão bem ranqueados, bom para classificação do seu perfil e notícias de última hora, embora URLs encurtadas sejam de pouco benefício.

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Facebook: Uma rede social onde os usuários podem adicionar amigos, enviar mensagens e criar seu próprio perfil.

BOM. Comunicação com o Cliente

Ideal para envolver pessoas que gostam da sua marca, compartilhar suas opiniões e participar de sorteios e concursos.

BOM. Divulgação da Marca

O Facebook é ótimo para expor sua marca. Aproveite a ótima ferramenta de anúncios ou invista em profissionais para manter sua página atualizada.

OK. Tráfego para o Site

O tráfego é decente, graças aos botões de compartilhamento e sistema de publicação de notícias eficiente, mas não espere um grande número de visitas para o seu site.

RUIM. SEO

Pouco ou nenhum valor, apesar do sistema pegar informações dos seus links, não vale o tempo gasto.

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Flickr: Um site de hospedagem especialmente para imagens onde os membros podem compartilhar e comentar.

OK. Comunicação com o Cliente

Desnecessário gastar muito tempo aqui, embora fotos devidamente alimentadas de eventos da empresa podem ajudar a colocar um rosto na equipe por trás da sua marca.

OK. Divulgação da Marca

Participação em grupos relacionados como o seu pode resultar em acessos de pessoas com interesses similares, mas os números são pequenos.

RUIM. Tráfego para o Site

Mesmo que você receba muitas visitas em fotos contendo links para o seu site, o número de acesso ao seu site será baixíssimo.

BOM. SEO

Totalmente indexados nos motores de busca, influenciando diretamente em links e PR. Também ajuda a ranquear suas imagens na classificação do Google Imagens e na construção de backlinks.

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Linkedin: Uma rede social para profissionais de negócios.

OK. Comunicação com o Cliente

Não é o foco principal, porem oportunidades de engajamento do cliente são possíveis, isso por responder a perguntas relacionadas com a indústria, estabelecendo-se um especialista na área.

BOM. Divulgação da Marca

Eficaz em marcas pessoais e para demonstrar aptidão profissional de sua organização. Motivar os empregados a manter perfis completos para fortalecer a reputação da sua equipe é bem-vindo.

RUIM. Tráfego para o Site

Improvável tráfego significativo para seu site, embora nunca se sabe quem está lendo, talvez um cliente em potencial ou um comprador.

OK. SEO

PR muito elevado, praticamente garantia de resultado de pesquisa na primeira página, especialmente para o nome da empresa ou indivíduo empregado, mas não passa disso.

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YouTube: Rede de compartilhamento de vídeo onde os participantes podem compartilhar vídeos e criar canais.

BOM. Comunicação com o Cliente

Se você procurar entreter, informar, ou ambos, o vídeo é uma poderosa ferramenta para envolver rapidamente seus clientes, respondendo às requisições e demonstrar seu elegante “social media”.

BOM. Divulgação da Marca

Uma das mais poderosas ferramentas de propaganda na Web quando você cria seu canal, configura seus vídeos e os promove através de páginas bem acessadas.

OK. Tráfego para o Site

Tráfego vai para os vídeos, se o objetivo é aumentar o número de visita para o site, adicione um banner com link diretamente sobre o vídeo e um link na descrição também, mas não espere grande volume de acessos.

BOM. SEO

Muito bom na construção de links para seu site em vídeos bem ranqueados. Também uma maneira testada de ganhar divulgação da marca.

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Digg: Rede social de notícias onde os usuários podem encontrar e compartilhar conteúdo.

OK. Comunicação com o Cliente

Não é a prioridade do site, porem ocasionalmente pode ser resultado de uma exigência de terceiros, como uma relação com um cliente.

BOM. Divulgação da Marca

As oportunidades são grandes, especialmente para promover suas novidades. Certifique-se de que o conteúdo não se pareça com um anúncio, ou sua página pode ser banida por ser excessivamente comercial.

BOM. Tráfego para o Site

O avô dos “traffic spikes”, torne-se ativo na comunidade, ou encontre alguém que seja. Se o seu site é corporativo, então considere lançar um “blog” não comercial. Domine a Web para se estabelecer como um líder de pensamento.

BOM. SEO

Muito bom, porque mesmo que sua história não se tornar popular, a sua página continuará a ser indexada rapidamente. Se a sua story se tornar popular, este é provavelmente a melhor forma de ser indicado por blogueiros.

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StumbleUpon: Rede social de notícias onde os membros podem encontrar e compartilhar páginas da web.

RUIM. Comunicação com o Cliente

Pagar o tráfego StumbleUpon pode ser um método muito orientado de comunicação, mas se você está atingindo seus clientes existentes ou não, é algo difícil de determinar.

OK. Divulgação da Marca

Campanha paga pode ser bom para a notoriedade da marca, especialmente após esforços para obter o tráfego livre, orgânico para seu site. A segmentação é muito precisa, mas lembre-se que você está pagando 5 centavos por visita ($50 CPM).

BOM. Tráfego para o Site

Permite que uma gama diversificada de pessoas descobram e compartilhem seu conteúdo via encurtadores como o su.pr no Twitter. A marcação ajuda, mas você não quer as mesmas pessoas repetidamente lhe dando um polegar para cima.

BOM. SEO

Muito bom se as suas “storys” ficarem na primeira página. A grande base de usuários da StumbleUpon permite que muitas pessoas encontrem e linkem suas “storys”.

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Yahoo: Uma rede social de notícias onde os membros podem votar e dar suas opiniões.

RUIM. Comunicação com o Cliente

Rede social com edição dirigida e moderada, sendo assim não deve ser o seu foco principal.

RUIM. Divulgação da Marca

Sites não comerciais são fortemente favorecidos por moderação, sendo assim, sites de negócios não devem perder tempo nessa batalha.

OK. Tráfego para o Site

Tenha a sorte de algum moderador gostar de você e só assim você terá números maciços, porém, é um tiro no escuro.

OK. SEO

Se você chegar na primeira página, então você vai ter uma tonelada de backlinks, mas as chances são improváveis a menos que você já seja grande e com marca estabelecida.

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Reddit: Rede social de notícias onde os usuários postam links de sites.

OK. Comunicação com o Cliente

A comunidade é instável, qualquer coisa detectada como “spam” é destruída. No entanto, olhe atentamente nos classificados “wubreddits” para desenterrar comunidades de nicho pequeno, e você poderá obter informações valiosas.

RUIM. Divulgação da Marca

A não ser que você tenha uma companhia de bacon, não tente divulgar sua marca aqui, você vai acabar banido sem perceber o que aconteceu.

OK. Tráfego para o Site

Se o Reddit te ama, o tráfego muitas vezes está lá em cima como o Digg e StumbleUpon. Tenha cuidado: insistir muito em votos é risco de ser banido, porém, não divulgue e você vai acabar com nada.

OK. SEO

Chegue na primeira página e muitos sites respeitáveis vão levantar sua “story”, gerando backlinks valiosos e aumentando a confiança do seu site.

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Del.icio.us: Rede social de bookmarking para compartilhamento e armazenamento de páginas favoritas.

RUIM. Comunicação com o Cliente

Site destinado a pessoas e serve para marcar conteúdo. Você pode ver o que as pessoas citaram com a sua marca, mas a comunicação com eles são inexistentes.

RUIM. Divulgação da Marca

Não é o suficiente para valer o trabalho de reconhecimento da marca a menos que você queira ser conhecido como referência de conteúdos para reconhecimento posterior.

OK. Tráfego para o Site

Não tão grande como costuma ser, porém, informativo. Alto volume de referências guardados para uso posterior podem criar uma rede recorrente de milhares de visitantes por mês.

BOM. SEO

Praticamente tudo ajuda: quando uma página é marcada, cria-se um link direto para seu site. Quando você está na página principal do site, as tag de categoria estão cheias de “trust”, que vai passar direto a sua, URL.

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